Projeto de subsídio das atividades de reabilitação, soltura e monitoramento dos animais silvestres recebidos pelo CETAS/GO

Projeto de pesquisa executado no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiás (CETAS-GO) que busca auxiliar na reabilitação de animais silvestres recebidos, resgatados ou apreendidos para o seu ambiente natural, assim como avaliar o sucesso de sobrevivência dos animais soltos por este órgão! Além disso, iremos buscar identificar as principais causas que levam os animais a serem retirados da natureza e recebidos ou resgatados pelo CETAS-GO. Nos aspectos clínico-patológicos, visa levantar e descrever as principais alterações na saúde dos animais que entram no CETAS e verificar se existe alguma relação com o motivo de entrada do animal.

Projeto de reabilitação, soltura e monitoramento de indivíduos de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus Illiger, 1815) recebidos pelo CETAS-GO

Projeto de pesquisa realizado no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiás (CETAS - GO) que busca reabilitar, soltar e monitorar pós-soltura indivíduos de lobo-guará recebidos no CETAS - GO,  visando estabelecer experiências de soltura e monitoramento que possam contribuir para a conservação da espécie. 

Podcast Clonando Dolly (1º e 2º temporada)

O Floresta Cheia juntamente com a Liga Acadêmica de Genética da Universidade Federal de Goiás esta lançando o podcast "Clonando Dolly". O podcast foi pensado para ser envolvente, com linguagem acessível, dinâmica e divertida. Ele irá levantar debater e tirar dúvidas de ciências e biologia, fazendo o jovem de hoje questionar as possibilidades de amanhã. O podcast abrange, principalmente, conteúdos sobre genética (e sua interdisciplinaridade), e este assunto será abordado em todos os episódios, evidenciando a sua importância e os seus profissionais. Nos episódios que compõem o podcast, é sempre reafirmado a importância da ciência em diversos contexto em que é aplicada e também as suas implicações no coditiano.   

Projeto Bicudos do Cerrado

O Floresta Cheia juntamente com Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) trabalham com bicudos (Sporophila maximiliani), espécie criticamente ameaçada de extinção, para reintroduzir alguns indivíduos no Cerrado goiano, local onde está há muitos anos extinto. O projeto visa selecionar, reabilitar e analisar geneticamente indivíduos oriundos de cativeiro que chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiás (CETAS-GO) através de apreensão ou doação. O projeto tem parceria com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para ser o local de reintrodução dessa espécie no Cerrado goiano.